Por que o seu dinheiro está rendendo menos?

Nos últimos 2 meses, senti que uma das maiores preocupações de nossos clientes e amigos é o fato de seus investimentos estarem rendendo menos.

Adianto que você não precisa se desesperar com isso. Neste artigo explicarei por que os rendimentos caíram e como você deve proceder com os seus investimentos atuais.

Afinal, por que caiu?

A grande responsável pela queda nos rendimentos é a Taxa Selic, aquela mesma que você escuta quase que diariamente nos jornais.

Explicando simplificadamente, a Taxa Selic funciona como o “custo do dinheiro” no país. Isto é, quando ela sobe, os empréstimos ficam mais caros e os investimentos renderão mais. Quando ela cai os empréstimos ficam mais baratos e os seus investimentos renderão menos.

No gráfico abaixo listei quanto estava a Taxa Selic mensal nos meses de dezembro entre 2010 e 2017:

Como podem ver, ela está metade dos maravilhosos 1% ao mês.

A queda da Meta da Taxa Selic impactou da seguinte forma a Poupança:

Além da poupança, a maioria dos investimentos que utilizamos em nosso dia a dia como CDB’s, LCI’s e Fundos de Investimento Renda Fixa seguem de perto o indicador CDI, que foi impactado da seguinte forma pela queda:

Ok, é verdade os investimentos estão rendendo menos, próximos a patamares que já vivemos em 2012.

Mas o rendimento não é a única variável que devemos levar em conta quando falamos sobre investimentos. A Inflação, é tão importante quanto. Quando ela está alta, nosso poder de compra cai pois os produtos que consumimos sobem de preço.

Vamos ver como foi o comportamento da inflação no mês de dezembro entre 2010 e 2017:

Já deu para perceber que nos anos em que a Taxa Selic estava alta a inflação também estava alta.

Vamos ver agora como ficaria a sua Poupança ao subtrairmos a inflação de seus rendimentos:

Este gráfico é muito surpreendente pois percebemos que hoje a Poupança está rendendo mais do que rendeu entre 2012 e 2015.

Ok, mas a Poupança render menos que a inflação não é novidade, como ficaram os investimentos atrelados ao CDI?

Percebemos que mesmo em investimentos atrelados ao CDI, hoje o rendimento real é maior do que foi em 2014, quando a Taxa Selic estava em 0,94%.

Conclusão:

NÃO SE DESESPERE:

O mercado financeiro sempre se ajusta com o tempo, um rendimento baixo causado por uma queda na Taxa Selic não é necessariamente um fato ruim pois existem outras variáveis atreladas como a Inflação.

Se você possui um Planejamento Financeiro bem feito ele não precisa de movimentos bruscos.

Você não precisa alterar o risco de toda sua carteira de investimentos trocando ativos de renda fixa para ativos de renda variável como Ações, Moedas ou até Bitcoin, para atingir seus objetivos.

Mantenha a disciplina, como vimos a busca pelo “1% ao mês” pode ser uma ilusão.
Este ano é provável que um dos melhores investimentos sejam os Fundos Multimercados de Baixa Volatilidade, ou “Low Vol”, como são conhecidos no mercado.

Se você quer a ajuda de um Planejador Financeiro para organizar a sua carteira de investimentos, solicite uma Orientação Financeira Gratuita clicando abaixo:

0 comments on “Por que o seu dinheiro está rendendo menos?Add yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *