A Saga Brasileira – Miriam Leitão

Como eu já falei no post “Bolhas financeiras pela história”, uma das melhores formas de entender o andamento da economia é através do estudo de diferentes momentos da história.

É curioso perceber que vários erros se repetem, e acabamos voltando para aquela velha máxima de que “a memória do povo brasileiro é curta”. Arrisco -me a dizer que a memória do mundo todo é curta.
A minha indicação hoje é de um ótimo livro escrito pela jornalista Miriam Leitão:

Saga Brasileira – a longa luta de um povo por sua moeda

Para quem é mais jovem e não lembra, ou não era vivo durante a época da hiperinflação, o livro permite que você entenda melhor o raciocínio financeiro de seus pais. E para quem se lembra, é uma forma de reviver este momento com um entendimento mais aprofundado da parte econômica.

O livro intercala notícias de jornais da época com explicações sobre a origem teórica e a aplicação dos planos que foram implantados nas décadas de 80 e 90.

Além da parte econômica, o cenário político de cada época é descrito com detalhes muito valiosos.

Acho interessante perceber que mesmo após o Plano Collor ter confiscado a caderneta de poupança dos brasileiros, ela continua sendo o investimento mais utilizado e considerado junto aos imóveis como o mais seguro.

Após ler este livro, você entenderá melhor o funcionamento do mercado e as ferramentas que o governo possui para manter a estabilidade econômica.

Boa leitura!

Quer a ajuda de um Planejador Financeiro para realizar o seu Planejamento?

Solicite um contato através do link abaixo:

0 comments on “A Saga Brasileira – Miriam LeitãoAdd yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *