Bolhas financeiras pela história (Seria o bitcoin mais uma delas?)

Um dos pontos que mais nos surpreendem quando ganhamos experiência no mercado financeiro, é entender que o dinheiro é muito mais influenciado por fatores emocionais do que técnicos.

Como operador de mesa de operações, lidei com muitos clientes e passei a identificar certos padrões que levam as pessoas a ter prejuízos. E um deles, com certeza é a euforia. Junta-se a ela a ambição e uma dose de desconhecimento, e o estrago está feito.

Estamos passando por mais um momento de euforia graças ao investimento em Bitcoins.

Em momentos como esse, vemos muitas pessoas conservadoras interessadas em se arriscar graças a influencia de amigos que também não possuem experiência com estes assuntos.

Mas nem toda forma de aprendizado precisa ser através de experiências próprias e com a perda do seu dinheiro. Você pode ganhar esta experiência com livros e um pouco de estudo do que já ocorreu na história do dinheiro.

Por esta razão, indico para todos a leitura de um livro que alguns anos atrás ganhei de um tio meu após uma conversa sobre sua carteira de investimentos:
CRASH – Uma breve história da economia – Da Grécia Antiga ao século XXI.

Este livro de leitura muito fácil é um dos melhores que eu já li sobre economia. Ele não entra em minúcias sem utilidade e nos conta várias “bolhas” financeiras que ocorreram na história e nos leva a enxergar como funcionam nossos sentimentos durante estes momentos.

O começo do livro é com uma das crises financeiras mais impressionantes que se tem conhecimento na história humana, a “Bolha das Tulipas”. Um fenômeno de precificação exagerada das flores holandesas no século XVII. Para se ter uma noção, uma tulipa chegou a valer mais do que uma casa. O mercado começou a negociar derivativos de Tulipas. Isso mesmo, opções de compra, assim como existem no mercado de ações.

Além desta, temos outras histórias que nos ajudam a entender como uma hiperinflação como a que o Brasil teve nos anos 80 pode ser gerada. Ele nos exemplifica com a hiperinflação ocorrida no império romano, quando a moeda ainda era o ouro!

Eu garanto que após ler este livro, você se sentirá muito mais seguro para tomar suas decisões financeiras, mesmo que seja em algum investimento de alto risco, como os bitcoins!

Boa leitura!

Quer saber como realizar um Planejamento Financeiro?

Faça o download do ebook “Como fazer um Planejamento Financeiro em 5 passos” clicando abaixo:

0 comments on “Bolhas financeiras pela história (Seria o bitcoin mais uma delas?)Add yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *