Bitcoin é um bom investimento?

Semana passada a Netflix lançou um novo documentário chamado “Banco ou Bitcoin”. Como gosto de estar por dentro de assuntos da moda para orientar melhor meus clientes de Planejamento Financeiro, decidi assistí-lo.

Lendo a sinopse, fiquei com a impressão de que o documentário seria um tendencioso a demonstrar o bitcoin como a moeda do futuro e como o melhor investimento existente no mercado financeiro, mas me surpreendi por ele não esconder todas as crises e mistérios que envolvem esta criptomoeda.

O dinheiro foi criado pela humanidade como forma de trocar valores. Antes da invenção do dinheiro, a única forma de realizar transações era através do escambo.

Toda moeda existe baseada em algo totalmente intangível, a confiança. Além disso existem alguns fundamentos básicos como a escassez, por esta razão o ouro foi utilizado por muitos anos como dinheiro ou lastro. Entre 1815 e 1914, o ouro foi usado como lastro para a emissão de moedas pelos países.

Como vocês poderão ver neste documentário o Bitcoin consegue resolver vários fundamentos necessários para uma moeda existir. Ele possui um sistema de “mineração” do dinheiro eletrônico que não é muito bem explicado no filme, mas a importância deste mecanismo é simplesmente criar uma escassez para que o dinheiro mantenha o seu valor.

Como podemos perceber, o Bitcoin está longe de ser uma moeda mundial e consolidada como muitos tentam nos vender. Eu, por exemplo, nunca comprei nada utilizando esta moeda. Este é o primeiro argumento que utilizo para que você entenda como é perigoso o investimento nesta moeda.

Durante o documentário, podemos ver variações extremamente agressivas, de alta e também de queda.

Investir no Bitcoin é o mesmo que comprar uma moeda como dólar e acreditar que ela se valorizará frente ao real.

O que quero dizer com isso, é que você não está comprando algo produtivo, como uma fazenda, uma empresa, ou uma máquina. Você está comprando um ativo que depende totalmente da confiança e do valor que o mercado acredite que ele tenha frente a outras moedas.

Realizar um investimento deste é extremamente arriscado. Apenas pessoas que são “early adopters” de tecnologias novas ou extremamente liberais ficarão animadas em arriscar o seu patrimônio comprando esta moeda após assistir este documentário.

A minha dica é a seguinte, se você quer se arriscar no Bitcoin, compre um percentual bem pequeno de seu patrimônio, apenas como diversificação. Se você possuir um Planejamento Financeiro bem equilibrado, não há problema nenhum em realizar investimentos de maior risco.

Todo remédio tem uma dose e ideal e neste caso ela deve ser bem pequena.

Quer saber como realizar um Planejamento Financeiro, faça o download do ebook “Como fazer um Planejamento Financeiro em 5 passos” clicando abaixo:

4 comments on “Bitcoin é um bom investimento?Add yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *