Money Master the Game – O livro de finanças de Tony Robbins

Tony Robbins é o coaching mais famoso do mundo e já teve clientes como Bill Clinton, André Agassi, Serena Williams e grandes investidores do mercado financeiro.

Ele foi um dos pioneiros na divulgação de métodos de Programação Neuro-linguística e graças ao seu trabalho com cursos presenciais e gravações esta área de “desenvolvimento pessoal” ficou tão conhecida.

Sempre fui fã de Tony e já havia lido seus 2 livros mais famosos “Poder Sem Limites” e “Desperte o seu Gigante Interior“. Recomendo a leitura destes livros além de que você assista todos os vídeos e escute todos os podcasts dele que achar.26

Junto à sua carreira de desenvolvedor pessoal, Robbins sempre manteve vários outros empreendimentos como Resorts, empresas de investimentos e uma entidade filantrópica que a cada ano alimenta mais pessoas necessitadas pelo mundo.

Com seu trabalho, ele percebeu que as finanças eram uma área extremamente importante para trazer realização às pessoas e decidiu colocar a mão na massa escrevendo livros nesta área.

O Jogo do Dinheiro é o primeiro livro dele sobre finanças, é um livro MUITO extenso e completo e não foi lançado no Brasil, acredito que a melhor opção é ler a versão em inglês que você pode encontrar aqui.

Este ano ele já lançou um segundo livro sobre o assunto chamado Unshakeable, que é um livro com 1/3 do tamanho do Money Master the Game e aparenta ser uma versão menos densa deste.

A ideia do livro é que você aprenda as regras do “jogo” do dinheiro e entenda como os grandes profissionais do Mercado Financeiro dos EUA agiriam em seu lugar.

Isto vem de encontro a um ensinamento que Tony Robbins fala em todos os seus seminários. O segredo para o sucesso é encontrar alguém que alcançou o que você deseja, aprender como funciona o raciocínio desta pessoa, como ela age em cada circunstância e quais são os seus hábitos para que você “copie” seus hábitos e atitudes.

Passe a fazer isso conscientemente, é incrível como seus resultados melhoram.

Desta forma, dentre todas as partes do livro, destacarei 2:

  • Seção 3 – Qual é o preço dos seus sonhos? Faça o jogo ser “ganhável”.
  • Seção 6 – Invista como os 0,001%: O Manual dos Bilionários

O início do livro entra muito em detalhes sobre o mercado, como as taxas são cobradas e alguns exemplos que não se aplicam ao mercado brasileiro, portanto, se o livro começar a ficar chato, não desanime.

Sugiro que você deixe esta parte para trás e pule para a próxima seção do livro.

Qual é o preço dos seus sonhos? Faça o jogo ser “ganhável”

Este capítulo do livro foi muito agradável de ser lido pois vem muito de encontro ao nosso trabalho de Consultoria em Planejamento Financeiro. Ele começa fazendo com que você imagine como seria a sua vida se não houvesse limites financeiros.

Após isso orienta para que você mensure todos os gastos que teria nesta vida imaginária. É incrível! Conseguimos descobrir que para levar esta vida precisamos de muito menos dinheiro do que imaginamos. Ele ensina algumas dicas que fazem os sonhos serem baratos, como alugar um jatinho ao invés de comprar, por exemplo.

A partir daí ele entra em técnicas de planejamento muito interessantes, criando metas para que seus rendimentos paguem inicialmente o seu custo básico de vida (alimentação e moradia), depois o seu custo de qualidade de vida (lazer) e um terceiro objetivo para que sua vida não tenha limites financeiros.

A linguagem que ele utiliza é um pouco repetitiva, mas se todos que lerem aplicarem sua técnica, e seguirem o planejamento, com certeza teremos mais pessoas prósperas no mundo.

Invista como os 0,001%: O manual dos bilionários

Esta é disparada a melhor parte do livro.

Tony transcreve as entrevistas que fez com 12 dos profissionais mais importantes do mundo dos investimentos nos EUA, e o mais interessante é que os fundamentos de todos eles é MUITO parecido.

O que isto significa?

Que se você modelar o comportamento deles e seus fundamentos, com certeza você será mais bem sucedido que a média!

Listo aqui os pontos que identifiquei:

  1. Não tente acertar as altas e baixas do mercado.
    Tentar acertar os movimentos do mercado entrando e saindo toda hora é um erro, é a mesma coisa que jogar poker com os melhores jogadores do mundo que além disso não possuem limite de tempo e dinheiro. Mantenha suas posições e espere o longo prazo!
  2. Não escolha seus investimentos pelo histórico de rendimentos.
    Esta vem bem de encontro com o “não compre retorno, compre valor“. O melhor fundo de um ano, dificilmente será o melhor nos próximos. Nos EUA, mais de 90% dos fundos não “batem” o mercado.
  3. Diversifique os seus investimentos de acordo com seu perfil de risco e objetivos.
    Saiba aonde você quer chegar e o que você aguenta para planejar a sua carteira de investimentos
  4. Diversifique os seus investimentos em áreas.
    Seus investimentos não devem estar todos em uma área só, como na imobiliária, por exemplo. Você deve dividir em diferentes setores, como ações, imóveis, fundos de renda fixa, fundos multimercados, Moedas, e ativos em países diferentes etc.
  5. Não leia notícias!
    Notícias apenas criam ruídos, elas são distrações e apenas levam a atitudes erradas.
  6. Procure Riscos/Retornos assimétricos
    Seus investimentos devem ter um potencial de ganho maior do que os riscos que eles apresentam. Esta é uma parte mais difícil de mensurar, mas muito importante.
  7. Não existe carteira de investimentos perfeita
    Pessoas são diferentes e precisam de Carteiras diferentes para utilizar o dinheiro da melhor forma.

Além destas regras, Tony Robbins e alguns de seus entrevistados lembram da necessidade da contratação de um Consultor em Planejamento Financeiro que entenda os detalhes de sua vida e que ajude na escolha de um portfólio de investimentos diversificado e seguro.

Confesso que pela quantidade de informação, o livro não foi uma leitura fácil, mas indico à todos aqueles que querem aprender mais sobre planejamento financeiro e mercado financeiro.

Quer a ajuda de um Planejador Financeiro?

Solicite uma Orientação financeira Gratuita clicando abaixo:

0 comments on “Money Master the Game – O livro de finanças de Tony RobbinsAdd yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *