Como Warren Buffet escolhe suas ações?

Imagine se fosse possível você comprar uma máquina de fazer dinheiro. Ela teria uma capacidade de produção limitada, mas em compensação você poderia comprar quantas máquinas quisesse com o dinheiro impresso pela mesma. Acho que você concorda que seria interessante reinvestir parte do dinheiro em mais impressoras como esta, ampliando sua capacidade de produção, certo?

Agora, o que você faria se o preço desta máquina de fazer dinheiro caísse?

Você venderia a máquina que gera dinheiro constantemente ou compraria mais máquinas?

E se o preço da máquina subisse, o que você faria?

Se Warren Buffet estivesse frente a frente com estes dilemas a resposta seria  continuar comprando mais máquinas de fazer dinheiro independentemente do preço delas no momento.

 

Buffet enxerga as ações de boas empresas, exatamente como máquinas de impressão de dinheiro. O lucro das ações de empresas na Bolsa é pago como dividendos para os donos delas. Por isso, para Warren Buffet não importa se o preço de suas ações estão caindo por causa de uma forte crise, ou se estão subindo por causa de uma euforia de mercado. O que ele analisa é a capacidade de geração de lucro da empresa, os dividendos são como o dinheiro impresso pela nossa máquina fictícia.

“Por algum motivo, as pessoas se baseiam nos preços e não nos valores. Preço é o que você paga. Valor é o que você leva.”  Warren Buffet

Esta frase é uma das mais importantes para entendermos o raciocínio de Buffet, ele não se preocupa se está ganhando ou perdendo dinheiro com a variação do preço das ações, o foco é sempre nos dividendos que a empresa pode gerar. Segundo ele, se você quer ganhar com a variação do preço, você é um especulador e não investidor.

Não espere ver Buffet comprando e vendendo ações várias vezes ao dia, ele mesmo reconhece que não tem capacidade para ganhar dinheiro com esta fórmula.

Já está mais do que provado que o modo de investir de Warren Buffet é o mais correto. Em Planejamentos Financeiros, esta maneira de investir se encaixa para pessoas que não tem necessidade de liquidez no curto e médio prazo, e possuem um perfil que aceite variações em seu patrimônio ao longo do tempo, entendendo sempre que o preço não reflete o valor que seu patrimônio possui.

Conte conosco para orientar o seu Planejamento Financeiro e ajudá-lo a investir como Warren Buffet!

Agende uma Orientação Financeira Gratuita!

0 comments on “Como Warren Buffet escolhe suas ações?Add yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *