O que é um Fundo de Investimento?

Fundo de investimento é uma forma coletiva de investimentos destinada a aplicações em  títulos e valores mobiliários, tais como ações, títulos públicos ou privados, debêntures, opções, contratos futuros, entre outros.  Os fundos de investimentos são regulados e fiscalizados pela CVM e pelo Banco Central do Brasil.  A instrução CVM nº 409 dispõe sobre a constituição, a administração, o funcionamento e a divulgação de informações dos fundos de investimentos, você pode acessá-la aqui.

Como funciona um fundo de investimento?

De forma simplificada, um fundo de investimento capta recursos de diversos investidores por meio da venda de cotas. As cotas são as menores parcelas de um fundo de investimento. Elas dão direito aos seus compradores, os cotistas, sobre o patrimônio do fundo.

O patrimônio do fundo de investimento é composto pelos ativos, os produtos financeiros, que o fundo compra. O tipo de ativo que o fundo de investimento poderá investir é previsto no prospecto. No prospecto estão todas as informações que o investidor deve saber sobre o fundo de investimento para que tome a decisão de investir ou não no fundo.

Os cotistas não participam da tomada de decisão sobre quais ativos serão comprados pelo fundo. Quem decide sobre quais produtos o fundo comprará é o gestor. Porém, o gestor deve respeitas as regras definidas no prospecto. Além do gestor, outras entidades também estão envolvidas nas rotinas de um fundo de investimento. São elas: administradoras, custodiante, auditor e distribuidores. Isto traz maior transparência e segurança para os investidores.

Conforme os ativos comprados pelo fundo se valorizam, o valor das cotas se valorizam na mesma proporção. É assim que os investidores ganham dinheiro investindo em um fundo de investimento.

Qual o risco de se investir em um Fundo de Investimento?

O risco do investidor é apenas o risco referente aos ativos que o fundo investe. Isto quer dizer que ao investir em um fundo de ações o risco é referente às ações que o fundo compra. Ao investir em um fundo de renda fixa, seu risco é o dos títulos de renda fixa que o fundo compra. E assim se segue a lista para todos os tipos de fundos.

Importante! O investidor não corre o risco das instituições que administram ou fazem a gestão do fundo.

Ou seja, caso a gestora ou a administradora entre em processo de falência, o patrimônio do fundo continua intacto. Isto se deve a obrigatoriedade da separação entre a gestão de recursos de terceiros das demais atividades das instituições financeiras. Isto é obrigatório desde 1997 quando a resolução nº 2451 foi divulgada pelo Banco Central.

Quer a ajuda de um Planejador Financeiro para escolher o melhor fundo de investimento para você?

Solicite uma Orientação Financeira Gratuita clicando abaixo:

0 comments on “O que é um Fundo de Investimento?Add yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *