O que faz o estrategista da Guide Investimentos?

O estrategista da Guide Investimentos trabalha para conseguir desenhar um cenário prospectivo e conseguir auferir ganhos com operações no mercado financeiro.

Parece difícil de compreender, mas vou tentar explicar de uma forma simples, como fazemos para tentar chegar nesse objetivo.

É interessante ressaltar que a construção do cenário é uma tarefa muito complexa e que tem o insumo da análise Macroeconômica do economista, o parecer dos analistas de empresas e das diversas consultorias contratadas. Depois de criar esse cenário, que seria como uma bola de cristal que tenta prever o futuro é necessário analisar com qual ativo será possível obter uma rentabilidade interessante, para cada perfil de risco.

Por ser o estrategista chefe, coordeno a área de análise de empresas (em inglês, Research) da Guide. Nesta possuímos analistas focados no segmento imobiliário, entre outros. A área é responsável pelo suporte de análise das ações das empresas brasileiras, fundos imobiliários, ETF’s negociadas na BM&FBovespa.

Na Bolsa de Valores temos por volta de 400 empresas listadas, é quase impossível acompanhar todas! O que conseguimos é criar ferramentas de análise para saber quais estão saudáveis e quais não são uma boa aposta. As saudáveis olhamos um pouco mais de perto, mas ainda não entramos nos detalhes.

Nessa etapa conseguimos afunilar para umas 120 empresas (que são as saudáveis e com liquidez para investir). Dentro desse universo menor procuramos achar nossas preferidas. Nesse nicho entram umas 40 empresas, que estão de acordo com algumas premissas básicas como: governança, posicionamento, estratégia, estrutura de capital e potencial de retorno.

Quando temos a analise de algumas empresas e sabemos o cenário prospectivo procuramos quais ações estão atrativas para comprar, quais estão interessantes para se evitar e quais operações, até mesmo mais complexas, podemos montar para obter uma rentabilidade atrativa.

Qual a fórmula mágica para saber isso e ainda acertar?

Tem que trabalhar bastante. Em época de balanço das empresas analisamos os números divulgados trimestralmente. Neles conseguimos ver o desempenho recente da empresa e tentar estimar como serão seus próximos números, com a estratégia corporativa que está sendo adotada. Esses períodos são bem corridos.

Além disso, todo mês fazemos uma análise de cenário, principalmente para as empresas e o mercado de Renda Variável. Essa análise é realizada em um comitê de investimentos multidisciplinar, com a participação da área de Renda Fixa, de distribuição de Fundos de Investimentos e de economia. Ali mostramos nossos casos de investimentos que estamos estudando e se faz sentido para nossos clientes. Discutimos as carteiras recomendadas, quais os ativos e o nível recomendado de alocação dos clientes Guide em Renda Variável.

Por fim, convido vocês a conhecerem os relatórios, conteúdos e comentários da área de análise que postamos em nosso site. Espero que gostem e absorvam conhecimento para criar um mercado de investimento baseado na geração de valor compartilhado.

Luis Gustavo Pereira

Graduado em Administração de Empresas pela ESPM, com pós-graduação em Economia e Setor Financeiro pela USP e MBA em Finanças pelo INSPER. Tem mais de 7 anos de experiência no mercado financeiro. Atualmente, é o estrategista da Guide Investimentos.

Luis Gustavo Pereira

Quer saber melhor como planejar seus investimentos, faça o download do e-book abaixo:

0 comments on “O que faz o estrategista da Guide Investimentos?Add yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *