O que faz um economista da Guide Investimentos?

Com este post estamos começando uma série de posts para que você conheça melhor como funciona uma equipe de análise de mercado financeiro.

Começamos com o texto abaixo de Ignácio Crespo, Economista da Guide Investimentos, corretora que compartilha a área de análise com a Guide Life.

Aproveite!

O que faz um economista da Guide Investimentos?

Antes de qualquer coisa, o que faz um economista?

Resposta (clássica): depende.

Há os que dedicam 100% de seu tempo à pesquisa acadêmica; os que dão aulas; os que trabalham no governo, no mercado financeiro, em multinacionais; o que se arriscam a fazer previsões; os que analisam a História; os que fazem contas; os que só dão pitacos…e por aí vai.

Combinações entre as opções anteriores também são válidas. E a lista é imensa.

E na Guide? Bem, faço parte – junto com outros profissionais, é claro – da área chamada de “Investimentos”. É uma área que pensa em “produtos” que, no final do dia, serão, ou não, recomendados e/ou colocados à disposição de nossos clientes. Quanto melhor forem as nossas recomendações, melhor é o nosso trabalho. Simples assim.

Além da área “Macro”, pela qual sou responsável, outras “caixas” fazem parte da área de Investimentos da Guide (Renda Fixa, Renda Variável, Fundos de Investimentos, …). As decisões quanto aos produtos a serem disponibilizados são tomadas em comitês, compostos pelos integrantes destas “caixas”. A este “filtro” de opiniões damos o nome de “curadoria”.

De volta à área “macro”, e o meu papel na Guide: sou responsável pelo comitê que discute, mensalmente, a conjuntura econômica. Discussões e estudos que vou elaborando ao longo do tempo são discutidos ali, em conjunto, para saber “como” e “por que” deveríamos mudar e/ou manter as nossas opiniões (que, no fundo, direcionam a alocação de recursos que recomendamos a nossos clientes).

Ou seja: é preciso saber “para onde as coisas estão indo”, a razão e, a partir daí, saber o que fazer com essa informação. Não é tarefa de um homem só, mas o meu papel é introduzir estas discussões. Tento usar, ao máximo, a minha vivência acadêmica dos últimos anos, com destaque para os anos de dedicação exclusiva aos estudos no Rio de Janeiro, e às aulas que dei no Insper.

Em relação à rotina: chegar bem cedo no escritório, bem antes de os mercados abrirem no Brasil, para saber como pode ser o nosso dia. Afinal, não dá pra falar de Brasil sem pensar no resto do mundo. A quantidade de informação é grande, aqui e lá fora, e é importante avaliar a importância de cada novidade. Os nossos relatórios têm esse objetivo, aproximando as nossas opiniões dos nossos clientes.

Em suma: como economista, o meu papel é compreender o cenário macro atual, e as oportunidades que podem surgir a partir daí, visando o melhor investimento dos clientes. Neste sentido, todos os dias são diferentes, com novos temas e assuntos.

Ignacio Crespo

Mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EPGE), no Rio de Janeiro; e graduado em Ciências Econômicas pelo INSPER (São Paulo). Foi professor assistente do Mestrado Profissional em Economia do INSPER, ministrando aulas sobre Macroeconomia e Política Monetária. Desde 2013, é economista da Guide Investimentos, responsável pelas análises de economia nacional e internacional.

Ignacio Crespo

Quer saber melhor como planejar seus investimentos, faça o download do e-book abaixo:

1 comment on “O que faz um economista da Guide Investimentos?Add yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *