Fundos Imobiliários

O que é um Fundo Imobiliário?

Um fundo de investimento imobiliário é uma forma de investimento coletiva em empreendimentos imobiliários, sejam bens imóveis ou títulos de renda fixa e variável. Estes fundos são regulados, fiscalizados e têm seu funcionamento autorizado pela CVM –Comissão de Valores Mobiliários.  A instrução que regulamenta este mercado é a Instrução CVM nº 472.

De maneira simplificada, o investidor compra cotas de um fundo imobiliário, o fundo por sua vez, com o dinheiro arrecadado, compra ativos ligados à atividade imobiliária como: direitos reais sobre bens imóveis, letras hipotecárias, letras de crédito imobiliário, cotas de outros fundos imobiliários, entre outros ativos. Este é o processo que ocorre no mercado primário, quando novas cotas de um fundo são lançadas.

Os fundos de investimentos imobiliários podem ter suas cotas negociadas em bolsa de valores. Quando o investidor compras as cotas no mercado secundário, na bolsa de valores, ele está apenas comprando as cotas de outro investidor. Aquele dinheiro aplicado não vai para o fundo comprar novos imóveis, mas sim, para o vendedor das cotas.  O comprador passa, então, a ter os direitos sobre as cotas compradas.

O investidor que aplica em fundos imobiliários busca o rendimento de seu capital de duas formas: ganho de capital (quando há o aumento do valor das cotas) e pelo recebimento da distribuição dos lucros auferidos pelo fundo imobiliário. Normalmente, estes lucros são distribuídos mensalmente. Os fundos são obrigados a distribuir, pelo menos, 95% do lucro obtido. É justamente a distribuição de lucros que tem chamado muito a atenção dos investidores pessoas física já que, desde 2005, os valores recebidos pela distribuição de rendimentos e resultados são isentos de imposto de renda para investidores pessoa física.

Enquanto a corretagem na venda de um imóvel é algo em torno de 3% a 5% do valor total de um imóvel, a corretagem de compra ou venda de um fundo imobiliário é, normalmente, 0,5%. Além disso, caso o investidor precise de parte de seu dinheiro para alguma emergência ele pode vender parte de suas cotas, não precisa se desfazer de todas elas. Agora, imagine o proprietário de um imóvel avaliado em R$ 200.000,00 e que precise apenas de parte do valor de seu imóvel (R$ 30.000,00). Ele não poderá vender apenas o banheiro do imóvel para levantar este valor, teria que vender o imóvel inteiro.

Vender ou comprar as cotas na bolsa também é um processo simples, basta ver a cotação do fundo e colocar a sua ordem no sistema da bolsa via corretora de valores, não é necessário ir ao cartório, correr atrás de documentação, pagar impostos e mais uma infinidade de passos que são necessários na compra/ venda de um imóvel. Nos fundos imobiliários é tudo feito de forma eletrônica.

Para investir em um fundo imobiliário, o investidor deve possuir conta em uma Corretora ou Distribuidora de Valores Mobiliários.

Lembrem-se de que nossos textos não são indicações de compra ou venda de qualquer tipo de investimento. O mais importante antes de investir em um produto é saber se o investimento é alinhado com os seus objetivos de vida e perfil de investidor. Conte conosco para ajudá-lo a realizar este planejamento!

Saiba como realizar um planejamento financeiro fazendo o download do e-book abaixo:

0 comments on “O que é um Fundo Imobiliário?Add yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *