5 Passos para começar o seu consultório médico próprio

Um caminho natural para médicos que possuem um perfil empreendedor, é abrir a sua própria clínica. Com certeza, esta é uma forma de alavancar a carreira, trazendo muita prosperidade e realização.

Para decidir trilhar este caminho, antes de tudo, devemos ter a consciência de que os riscos de um profissional autônomo são muito maiores.

Os ganhos financeiros passam a ser irregulares e passamos a ter obrigações financeiras fixas e variáveis que devemos controlar para que o negócio funcione.

Mas, com um bom Planejamento você pode controlar os riscos e atingir a sua prosperidade com segurança e sem sofrimentos:

  1. Bote ordem na casa:
    O primeiro passo é entender o seu momento financeiro atual. Para isso você deve passar a anotar as suas receitas e despesas. Com estes dados você conseguirá projetar qual o seu custo anual de vida.
  2. Segurança financeira:
    O segundo passo é proteger seu padrão de vida e o da sua família. Caso você possua um patrimônio, deve-se fazer um Planejamento Sucessório. Se você ainda não possui patrimônio, a proteção vem de seguros de vida e invalidez com produtos de qualidade e dimensionados por um profissional (lembre-se, além do remédio certo, precisamos da dose certa).
  3. Reserva de emergência:
    Como a receita de empresários é variável e inconstante, é necessário uma reserva financeira de alta liquidez para segurar os meses que não rendam o esperado. Esta reserva funciona como um amortecedor que suaviza as variações bruscas.
  4. Benchmark:
    Aprendi com meu guru e amigo Ulisses Tapajós a importância de ter uma referência e usar conhecimentos de pessoas/empresas que já tiveram ou tem sucesso no caminho que queremos percorrer. Portanto, encontre amigos, conhecidos e pergunte:
    – O que foi mais importante para que você tenha atingido o seu sucesso?
    – Qual foram as suas maiores dificuldades e o que você me aconselharia para evitá-las
    Além destas perguntas, procure saber dados financeiros para usar como base para seu negócio.
  5. Simule:
    Com os dados do seu Benchmark, faça simulações de custos do seu negócio e liste todos os riscos. Reserve um valor financeiro com sobra de pelo menos 6 meses do valor dos seus custos e empreenda com confiança.

O Planejamento é a base para histórias de sucesso.

Saiba como começar o seu planejamento financeiro fazendo o download do e-book abaixo:

1 comment on “5 Passos para começar o seu consultório médico próprioAdd yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *