Tony Robbins 6 necessidades básicas do ser humano

Dinheiro e investimentos são um meio e não um fim

Desde que comecei minha carreira no mercado financeiro escuto a mesma pergunta: “qual é o melhor investimento?”.

A analogia que utilizamos na Guide Life é que esta pergunta se assemelha com a pergunta “Qual é o melhor remédio?” para um farmacêutico. Não existe melhor remédio se você não sabe para que você precisa de um remédio.

Com investimentos, funciona da mesma forma, para saber qual é o melhor investimento, precisamos saber para que você está guardando este dinheiro e qual o contexto em que sua vida financeira está inserida.

 O dinheiro é um meio e não um fim

Por essa razão, criamos este post para que você saiba o que é importante para nos sentirmos realizados, baseado nas “6 necessidades básicas do ser humano”. Este conceito ficou famoso após uma palestra no TED Talks de Tony Robbins, que é considerado por muitos (inclusive por mim) o maior coaching do mundo.

Todos nós, buscamos preencher essas necessidades, e valorizamos de forma diferente cada uma delas.

Vamos às 6 necessidades:

1 – Estabilidade/Segurança
Precisamos saber que temos o controle sobre o que está acontecendo. Sobre como será amanhã, onde estaremos e como estaremos. Buscamos sempre nos afastar da dor e do stress e nos aproximarmos do prazer. Esta necessidade nos afasta dos perigos que estão à nossa volta. É ela que cria a nossa tolerância ao risco.

2 – Novidades/variedades
As novidades são uma parte importante para nos tirar da rotina. Elas fazem com que sejamos obrigados a evoluir. Como o Tony Robbins nos fala, se você diz que gosta de uma surpresa, está mentindo. Gostamos apenas de surpresas boas para nós, as ruins que chamamos de problema, ninguém gosta. Estes problemas nos ajudam a “calejar” e são importantes para a criação de nosso caráter.

3 – Significância
Quem falar que não quer se sentir importante está mentindo. De alguma forma, sempre estamos buscando isso. Uma freira, por exemplo, pode ter feito voto de pobreza e castidade e mesmo assim está se sentindo importante pois segundo suas crenças, Deus está reconhecendo esta ação dela. Podemos nos sentir importantes comprando um belo carro, usando roupas caras, tatuando todo o nosso corpo, tendo mais seguidores do que os outros nas redes sociais etc.

4 – Amor e conexão
Acho que esta é uma necessidade fácil de ser entendida. Quando estamos amando, nos sentimos mais vivos, quando perdemos um amor, nos desconectamos de tudo, sentimos que ficamos sem o nosso chão. Esta conexão pode ser com pessoas, com a natureza, com animais, não precisa ser necessariamente de natureza sexual.

Estas 4 necessidades, são as nossas necessidades de “personalidade”, as próximas duas são as necessidades “espirituais” e são mais difíceis de serem preenchidas. Quem consegue preenchê-las atinge um sentimento mais profundo de realização.

5 – Crescimento
Se você não está crescendo, você está morrendo. E aqui me refiro tanto aos nossos relacionamentos quanto à nossa vida profissional. Não importa o quanto de dinheiro temos no banco, precisamos estar em evolução. Sou de Brasília e convivi com muitos funcionários públicos que não conseguiam sentir evolução em sua vida profissional, a partir daí vinham problemas com depressão. E segundo Tony Robbins, a razão para crescermos é ter algo para dar aos outros.

6 – Contribuição
O mair segredo da vida é a contribuição. O que você faz quando experiencia algo bacana? A primeira coisa é ligar para alguém para dividir este momento. Seja por redes sociais ou pessoalmente. A vida tem mais sentido quando nos doamos um para os outros e nestes momentos achamos sentido em nossas vidas.

Um dos pontos importantes para ter um Planejamento Financeiro bem feito é conhecer bem a si mesmo e saber onde você quer chegar. Busque a sua felicidade com o que realmente importa. O planejamento é sobre o que a vida pode nos trazer e não sobre simplesmente acumular dinheiro.

Quer saber mais sobre como começar o seu Planejamento Financeiro?

Faça o download do e-book abaixo:

0 comments on “Dinheiro e investimentos são um meio e não um fimAdd yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *