Por que preciso de um Planejador Financeiro?

Se por um acaso você for um leitor mais atento do nosso blog, pode perceber claramente que nosso maior mantra é a prática de um planejamento financeiro consciente e orientado por objetivos.

Mas afinal de contas, por que preciso de um planejador financeiro?

Por que as pessoas não administram por conta própria suas finanças da melhor maneira possível?

Por que ainda precisamos de um profissional especializado nesse assunto quando existem diversos robôs, plataformas de investimento e guias disponíveis.

Costumo dividir os motivos para alguém contratar um profissional para realizar seu planejamento financeiro me baseando em três fatores: otimização de desempenho, necessidade da especialização, tempo ou, mais precisamente, a falta deste.

Cada um destes três fatores principais tenta ao menos se aproximar um pouco de algum tipo de contexto/personalidade diferente. Somos únicos e o planejamento financeiro é antes de tudo pessoal.

1) Otimização de desempenho

Para explicar melhor este motivo de se ter um planejador financeiro, peço que pare e pense rapidamente na seguinte pergunta: o que o jamaicano Usain Bolt (homem mais rápido do mundo), o americano Michael Phelps (o melhor nadador do mundo) e o britânico Andy Murray (atualmente o tenista número um do mundo de acordo com ranking da ATP) têm em comum?

Bem, além da semelhança óbvia de todos eles serem os melhores atletas do mundo em suas respectivas modalidades esportivas, todos eles, sem exceção, possuem treinadores!

No universo do mercado financeiro podemos chegar à mesma lógica, você pode ser muito bom, até melhor que qualquer outro no mundo no que você faz, inclusive no trato dos seus investimentos, mas o olhar crítico, o aconselhamento, a experiência, o ponto de vista de um terceiro observador é fundamental para que você consiga otimizar seu rendimento.

O planejador financeiro deve ser encarado como seu treinador, no fim das contas ele não entra realmente no jogo. Afinal, o patrimônio que está sendo investido ou poupado foi duramente conquistado por você ao longo de sua vida, o mérito do bom desempenho é todo seu.

No entanto, ele pode te ajudar a pensar nas melhores soluções, nos caminhos mais seguros a seguir, te apontar outro ponto de vista. Esse é o treinador! Ele estará lá sempre que for necessário para te ajudar!

Lembre-se mesmo tendo conhecimento, recursos e habilidade com o assunto você ainda pode precisar de ajuda.

2) Necessidade de especialização

Você provavelmente se preocupa com sua saúde. No ritmo acelerado que vivemos hoje em dia, estar atento às questões do corpo é fundamental.

Este é um assunto que nos preocupa constantemente, e vez ou outra nos vemos contratando o serviço de um nutricionista para cuidar da nossa alimentação, um personal trainer para nos ajudar na prática de atividades físicas regulares ou um médico para realizar o famoso check-up para verificar se nossa saúde está em dia.

Voltando ao nosso tema, tente imaginar a mesma situação no contexto de suas finanças pessoais, você pode não se interessar por planejamento financeiro, mas pode, melhor dizendo, deve, ao mesmo tempo, se preocupar sobre isso.

Portanto, deixe isso a cargo de um profissional competente, que se interessa pelo assunto e quer ver suas finanças saudáveis. Qual seria este profissional? Um planejador financeiro é claro!

Encare este profissional como aquele médico que realiza um check-up periodicamente e verifica se está tudo ok com sua saúde financeira. O que você está esperando? Procure um especialista!

3) Falta de tempo

Por fim, mas não menos importante, você pode ser aquele leitor que na realidade gosta de entender suas finanças, não tem problemas em falar sobre dinheiro, ou até mesmo se interessa por alguns temas de investimento e poupança.

No entanto, seu maior problema, e acredite, ele é mais comum nas pessoas do que você imagina, é simplesmente a constante falta de tempo para se dedicar ao assunto.

Aqui vão duas dicas, caso você se identifique com esse último fator:

Em primeiro lugar não se culpe por não ter tempo para se dedicar às suas finanças pessoais, não existe problema nenhum preferir gastar nosso precioso e cada vez mais escasso tempo com nossos filhos, nossa família, amigos e outras pessoas que amamos, também não existem problemas em querer se dedicar a sua atividade profissional, se dedicar aos estudos, aproveitar suas viagens e praticar hobbies que não tenham qualquer ligação com finanças pessoais.

Você é a melhor pessoa para alocar seu tempo com aquilo que realmente te deixa feliz.

A segunda dica que deixo é simples: otimize seu tempo contratando um planejador financeiro, você pode continuar fazendo tudo aquilo que gosta. Com alguém te ajudando no controle das finanças, você poderá gerenciar melhor como viajar mais com a família, como acumular dinheiro para dedicar seu tempo livre na tão sonhada reforma da sua casa, como poupar para investir naquele negócio próprio que é aquilo realmente ama fazer e “gastar” seu tempo.

Que lição tirar deste post?

Existem até mais fatores além dos três que apresentei neste post para se contratar um planejador financeiro. Basta você identificar o seu contexto, as suas vontades, seus sonhos, entender suas necessidades e principalmente não ter medo de pedir ajuda.

Quer entender mais sobre como podemos ajudá-lo?

Agende uma Orientação Financeira Gratuita preenchendo o formulário abaixo:

 


0 comments on “Por que preciso de um Planejador Financeiro?Add yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *