Dica de Livro: O Poder do Hábito (como controlar suas Receitas e Despesas)

Há alguns dias estava conversando com um amigo e ele me confidenciou que estava muito chateado pois encontrava-se cada vez mais endividado e angustiado por não conseguir construir um patrimônio. Ele me disse não sabia quanto era o seu gasto mensal, e muito menos para onde estava indo o seu dinheiro. Ele é uma pessoa que possui um bom salário, mas nunca conseguiu começar um planejamento pois não possui paciência para lidar com finanças.

Antes de falar de finanças, expliquei para ele um conceito que aprendi no capítulo 4 do livro “O Poder do Hábito” de Charles Duhigg. Nele, Charles fala sobre os Hábitos Angulares, que são comportamentos que levam a uma reação em cadeia, mudando outros hábitos. Um exemplo seria uma pessoa que começa a participar de um Clube de Corrida, para conseguir correr melhor, esta pessoa acaba adquirindo vários outros hábitos saudáveis além do exercício físico, como dormir com mais qualidade e se alimentar melhor.

No livro de Charles Duhigg, ele expõe vários exemplos científicos de como os hábitos influem em nosso comportamento, como identificar, e substituir hábitos ruins por hábitos positivos para sua vida. Este livro se destaca pelas histórias que fundamentam os conceitos e é uma leitura muito leve e agradável.

Anotar receitas e despesas é um hábito que consideramos angular, ao fazer isto, você sempre acaba pensando duas vezes antes de fazer uma compra por impulso e consegue identificar onde você pode realizar cortes e quais são as despesas realmente necessárias. Este é um pontapé inicial para começar um Planejamento Financeiro.

E para ajudá-lo(a) a começar a anotar suas receitas e despesas, disponibilizamos uma planilha em excel para download!

Para baixá-la você somente precisa preencher o cadastro abaixo:

 


2 comments on “Dica de Livro: O Poder do Hábito (como controlar suas Receitas e Despesas)Add yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *