4 Passos para começar o seu Planejamento Sucessório

Um assunto que ainda é Tabu quando se fala em Planejamento Financeiro é a sucessão. O Planejamento Sucessório deveria ser discutido mais frequentemente. Possuímos uma estatística infalível de que 100% das pessoas vem a falecer algum dia.

Este Planejamento Sucessório é a parte de um serviço onde “preparamos o terreno” para quando ocorre este momento inesperado de extrema dor. Em maio de 2014, perdi meu pai para uma Pneumonia e sei o que é ter que pensar em finanças em um momento tão complicado. Por sorte, tudo já estava pronto, meu pai havia realizado a doação de seu patrimônio a algum tempo.

Portanto, se você quer saber como deixar seu dinheiro preparado para o momento de seu falecimento, siga os passos abaixo:

1 – Qual o seu patrimônio?
O primeiro passo para realizar o Planejamento Sucessório é saber qual é o patrimônio você possui. Após levantar todos os valores, você pode realizar o cálculo do dinheiro que será necessário para transferir a herança.

2 – Doação ou Herança?
Sabendo deste custo, você pode realizar a doação em vida, deixar os custos para seus herdeiros, ou adquirir algum produto financeiro para que eles tenham condição de arcar com os impostos.

3 – Como doar?
A doação pode ser feita com reserva de usufruto, onde o doador continua a ter direito sobre os rendimentos e a utilizar o imóvel até a sua morte (inclusive com cláusula de impenhorabilidade).

4 – Como preparar a Herança?
Você pode utilizar-se de instrumentos como o Seguro de Vida ou uma Previdência Privada, que cobrirão os custos após o falecimento, sem a necessidade de inventariar estes dois produtos. Os herdeiros recebem o valor para pagar o imposto em até uma semana.

Seguem as duas reportagens da Folha sobre o assunto para que você se aprofunde no tema:

Faça o download de nosso e-book e continue aprendendo sobre Planejamento Financeiro:

0 comments on “4 Passos para começar o seu Planejamento SucessórioAdd yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *